Curso de Extensão em Metodologia do Ensino de Geografia

Contextualização e historicidade da geografia tanto enquanto ciência quanto como disciplina escolar. Os conceitos, categorias e temas que norteiam o estudo da geografia. As propostas curriculares para o Ensino Fundamental e Médio discutindo os pressupostos teóricos e práticas utilizadas para selecionar os conteúdos a serem trabalhados. O uso de materiais e estratégias complementares aos livros. Planejamento e avaliação no ensino de geografia.

1. Geografia: da ciência para a sala de aula
2. O que se ensina e o que deveria ser ensinado
3. Pensar por conceitos e aprender pela percepção
4. Atividades de ensino de Geografia: planejamento
5. Geografia e a cartografia escolar: aprendizagem significativa
6. Subsídios e sugestões para reencantar as aulas de Geografia
7. O livro didático de Geografia e o papel do professor
8. A avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e a construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cartografia de paisagens: fundamentos. São Paulo: Oficina de textos, 2014.
. Cartografia de paisagens: fundamentos. São Paulo: Oficina de textos, 2014.
RUDNICK, Rosane; SOUZA, Sandra de. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Metodologia do Ensino de História e Geografia).
SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução à geografia: geografia e ideologia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
CECCON, Claudius et al. A vida na escola e a escola da vida. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
FAZENDA, Ivani Catarina Alves et al. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GONÇALVES, José Alberto. Meio ambiente: a vida em jogo. 2. ed. São Paulo: Salesiana, 2009.
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico- geomorfológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. São Paulo: Moderna, 2005.
SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Tradução: Gabriel Ride Neto. 25. ed. São Paulo: Best Seller, 2009.

Metodologia do Ensino de Geografia 40