Curso de Extensão em Sociologia da Educação

A sociedade como objeto de estudo da sociologia. A vida social em seus múltiplos aspectos. Relação existente entre sociedade e educação pela perspectiva sociológica. Papel do educador no atual contexto educacional brasileiro. Problemas educacionais brasileiros. Práticas pedagógicas ratificadora e/ou transformadoras dos contextos cultural, social, político, econômico e ecológico. Perspectivas da educação no Brasil.

CONTEÚDO ROGRAMÁTICO

1. A sociologia e a educação
2. A sociologia da educação
3. A sociologia da educação no Brasil
4. Educação e família
5. Concepções de infância e juventude
6. A escola como instituição social
7. A escola e o controle social
8. A escola e o desvio social
9. A mudança social
10. A estratificação social
11. A mobilidade social
12. Educação e movimentos sociais
13. A educação e o Estado
14. Educação e desenvolvimento
15, Educação e cotidiano no Brasil
16. Problemas da educação no Brasil
17. A profissão de professor
18. Perspectivas da educação no Brasil

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CATANI, A.; CATANI, D. B.; PEREIRA, G. R. Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo educacional brasileiro. In: TURA, M. L. R. (Org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
COSTA, M. C. C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005.
COULSON, M. A.; RIDDELL, D. S. Introdução crítica à sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
FERREIRA, R. M. Sociologia da educação. São Paulo: Moderna, 1993.
HAECHT, A. V. Sociologia da educação: a escola posta à prova. Porto Alegre: Artmed, 2008.
KRUPPA, S. M. P. Sociologia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
PESSOA, X. C. Sociologia da educação. Campinas: Alínea, 1997.
PILETTI, N. Sociologia da educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
TIEPPO, S. F.; CARBONARA, V. Fundamentos da educação: sociologia, filosofia. Caxias do Sul: Educs, 2005. v. 2.
VIEIRA, E. Sociologia da educação: reproduzir e transformar. São Paulo: FTD, 1996.

CASEY, J. A história da família. São Paulo: Ática, 1992.

DIMENSTEIN, G.; RODRIGUES, M. M. A.; GIANSANTI, A. C. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São
Paulo: FTD, 2008.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados, 2003.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. v. 1.
GOHN, M. G. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Loyola,
1997.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.
SCHERER-WARREN, I. Rede de movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 1993.
STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: séc. XX. Petrópolis: Vozes,
2005. v. 3.
VEIGA, C. G.; LOPES, E. M. T. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Sociologia da Educação 40