Curso de Extensão em Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia

O embasamento neuropsicopedagógico e a interação do psicopedagogo com os demais profissionais: psicólogo, neurologista, fonoaudiólogo, psiquiatra, médicos e especializações da medicina. Encaminhamentos a diferentesprofissionais e práticas pós-laudos. As contribuições das áreas da medicina, neuropsicologia, psicologia e pedagogia para a identificação (diagnóstico), definição e compreensão dessas alterações (deficiências e distúrbios).
Suas implicações no contexto social e o papel das Instituições educacionais e da família frente a essa realidade.

CONTEÚDO ROGRAMÁTICO

1. Neuropsicopedagogia em síntese
2. Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar
3. Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo
4. Um olhar diferente para as crianças diferentes
5. Crianças que necessitam de atenção diferenciada
6. Transtornos de aprendizagem
7. O papel da escola no processo de inclusão
8. O tratamento multidisciplinar

METRING, Roberto; SAMPAIO, Simaia. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia Clínica: Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2015.
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtornos de aprendizagem. Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SMITH, Corinne. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z: Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2012.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais. DSM-V. Porto
Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: < https://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Manual- Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2018.
NASCIMENTO, Raquel Tonioli Arantes. Alunos com necessidades especiais na sala de aula. São Paulo: Mennon, 2012.

Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia 40