Curso de Extensão em Fundamentos da Psicopedagogia

A psicopedagogia como área de estudo e seus pressupostos teóricos e técnicos. A instituição educacional e as possibilidades de intervenção no processo de aprendizagem de seus agentes. Propostas práticas de atuação da psicopedagogia no contexto da instituição educacional; a Teoria Geral dos Sistemas; subsídios para o desenvolvimento da formação do educador; relação do educado com o educando; relação da família com a escola.

CONTEÚDOS
1. Psicopedagogia: pressupostos teóricos
2. A visão sistêmica e a psicopedagogia
3. Pensando a escola como instituição
4. Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional
5. Contribuições da psicopedagogia na relação educador/educando
6. Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola
7. A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
8. Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem
9. Princípios para trabalhar com grupos na escola
10. Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional

BARBOSA, L. M. S. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2000.
BOSSA, N. A. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GASPARIAN, M. C. C. Psicopedagogia institucional sistêmica. São Paulo: Lemos, 1997.
POLITY, E. Dificuldades de aprendizagem e a família: construindo novas narrativas. São Paulo: Vetor, 2001.
PORTO, Olivia. Psicopedagogia Institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2006.
VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artmed, 1987.

AMARAL, S. Psicopedagogia: um portal para a inserção social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
BARBOSA, L. M. S. Projeto de trabalho: uma forma de atuação psicopedagógica. Curitiba: Mont, 1998.
BASSEDAS, E. et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.
ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Portugal: Porto, 1994.
TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. 3. ed. São Paulo: EPU, 2006.

Fundamentos da Psicopedagogia 40