CURSO LIVRES

Investimento:
Investimento R$ 90,00 Dividido em 2 vezes de R$ 45,00
Carga horária do Curso: 40

Curso de Aperfeiçoamento em Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais

Sobre este curso

EMENTA


Trajetória histórica da educação. O que se deve entender por tecnologia. Informática na educação. Geração digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas no Ensino Superior. TIC e o novo paradigma educacional. TIC para formação de professores em EAD. TIC para mediação pedagógica no ensino superior.

Conteúdo do curso

CONTEÚDOS


1. Trajetória histórica da educação
2. O que se deve entender por tecnologia
3. Geração digital
4. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a Educação - parte I
5. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a Educação - parte II
6. TIC e o novo paradigma educacional
7. TIC para formação de professores em EAD
8. TIC para mediação pedagógica no ensino superior

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


Ball, S. (2017). The education debate. Policy Press.
Buckingham, D., Willett, R. (2013). Digital generations: Children, young people, and the new media. Routledge.
Chen, C., Calinger, M., Howard, B., Oskorus, A. Emerging EdTech: expert perspectives and design principles. In: ICTs for Modern Educational and Instructional Advancement: New Approaches to Teaching. Hershey PA: IGI Global, 2009.
Leu, D. (2000). Literacy and technology: Deictic consequences for literacy education in an information age.
Tondeur, J., Roblin, N., Van Braak, J., Voogt, J., Prestridge, S. (2017). Preparing beginning teachers for technology integration in education: ready for take-off? Technology, Pedagogy and Education, 26(2), 157-177.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


Beldarrain, Y. (2006). Distance education trends: Integrating new technologies to foster student interaction and collaboration. Distance education, 27(2), 139-153.
Buonomano, D. O cérebro imperfeito: como as limitações do cérebro condicionam as nossas vidas. São Paulo: Campus, 2011.
Brown, J., Duguid, P. (2017). The Social Life of Information: Updated, with a new preface. Harvard Business Review Press.
Gervai, S. (2007). A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online.
Herrington, J., Herrington, A., Mantei, J., Olney, I., & Ferry, B. (2009). New technologies, new pedagogies: mobile learning in higher education.
Kurzweil, R. The singularity is near: when humans transcend biology. Penguin Books, 2005.
Moran, J. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora.
Ramos, E., Joia, L., Miranda JR., C., Silva, A. Gestão estratégica da tecnologia da informação. São Paulo: FGV, 2012.
Reis, D. Gestão da inovação tecnológica. Curitiba: Manole, 2008.
Schwab, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
Singh, S. New mega trends: implications for our future lives. eBook Kindle: Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2012.

Singh, S. Top 20 global megatrends and their impact on business, cultures and society. San Antonio: Frost &, Sullivan, 2014.
Song, Y., Kong, S. (2017). Affordances and constraints of BYOD (Bring Your Own Device) for learning and teaching in higher education: Teachers' perspectives. The Internet and Higher Education, 32, 39-46.
Tavares, C., Moura, G., Alves, J. Educação empreendedora e a geração de novos negócios. Observatorio de la economía latinoamericana, n. 188, 2013.

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Grade

Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais 40
Carga Horária Total: 40