Curso de Aperfeiçoamento em Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva

Implementação de programas pedagógicos – função social da escola. A escola, locus de produção, transmissão, assimilação do conhecimento científico. Determinação histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. O Projeto Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais.

1. A Função Social da Escola
2. O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas
3. Aprendizagem escolar: a reconstrução da cultura na sala de aula
4. Os Fundamentos do Currículo
5. Conceito de currículo e considerações gerais
6. A função dos conteúdos do ensino no currículo
7. Diversidade e currículo: da exclusão à inclusão
8. As Contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na Educação Inclusiva
9. A função e a formação do professor na escola inclusiva
10. Atividades Independentes: uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva
11. Avaliação diferenciada
12. Pais, professores e alunos: parceiros no processo inclusivo

CARVALHO, Rosita. Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
COLL, César; PALÁCIOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais. v.3. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
HERNÁNDEZ, Femando; MONSTSERRAT, Ventura. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
JONNAERT, Philippe; ETTAYEBI, Moussadak; DEFISE, Rosette. Currículo e Competências. Porto Alegre: Penso, 2010.

GIESTA, Nágila C. Cotidiano Escolar e Formação Reflexiva do Professor: moda ou valorização do saber docente? 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.

Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva 40