Carga horária do Curso:

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Sistemas Educacionais

A gestão do espaço educacional. Participação da comunidade na gestão escolar. Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos. A gestão enquanto uma ação integrada e democrática. Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais. A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não formais.

1. A gestão do espaço educacional
2. Participação da comunidade na gestão escolar
3. Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos
4. A gestão enquanto uma ação integrada e democrática
5. Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais
6. A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não formais

SANTOS, Clovis Roberto dos. A Gestão Educacional e Escolar para a Modernidade. São Paulo: Cengage-Learning, 2008.
CALDERÓN, Adolfo Ignácio; SILVA, Elza Maria Tavares; BATISTA, Maria Angélica; GRITTI, Neusa Haruka Sezaki. Gestão Educacional: amigos da escola em ação. Campinas: Alínea, 2013.
HORA, Dinair Leal da. Gestão Educacional Democrática. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010.

BRAVO, Ismail. Gestão Escolar no Contexto Municipal. Campinas: Alínea, 2011.

Gestão de Sistemas Educacionais 40
Carga Horária Total: