Curso de Formação Continuada em Antropologia da Educação

Principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade. Etnocentrismo, relativismo cultural e educação. O trabalho de campo do pesquisador. Cultura(s) escolar(es), cultura(s) midiática(s), cultura(s) da infância e cultura(s) jovem(ns). Relações étnico-raciais e preconceito. Temas transversais na visão da antropologia da educação. Formação docente na perspectiva da antropologia.

CONTEÚDOS

1. A Antropologia e a alteridade
2. O conceito de cultura
3. O diálogo entre a Antropologia e a educação
4. Os múltiplos olhares na educação
5. Antropologia e diversidade cultural
6. Pluralidades e diversidade cultural
7. O multiculturalismo
8. A educação inclusiva: novos modelos educacionais

MARCONI, Marina de Andrade. Antropologia: uma introdução. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINS, Carlos Benedito; DUARTE, Luiz Fernando Dias. Antropologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.
MISKOLCI, Richard; LEITE JÚNIOR, Jorge. (Orgs) Diferenças na educação: outros aprendizados. São Carlos-SP: Editora EDUFSCAR, 2014.
ROCHA, Gilmar. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Temas & Educação; 10).

DAUSTER, Tania; TOSTA, Sandra P.; ROCHA, Gilmar (Orgs.) Etnografia e Educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares – sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
GUSMÃO, Neusa (org.). Diversidade, cultura e Educação. São Paulo: Biruta, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Antropologia da Educação 120