CURSO LIVRES

Investimento:
Investimento R$ 150,00 Dividido em 2 vezes de R$ 75,00
Carga horária do Curso: 120

Curso de Formação Continuada em Avaliação da Educação e da Aprendizagem

Sobre este curso

EMENTA


Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.

Conteúdo do curso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1. Avaliação e ética
2. Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem
3. Políticas públicas de avaliação
4. Avaliação da educação básica e da educação superior
5. Avaliação como estratégia de gestão educacional
6. Interdependência entre avaliação, currículo e escola
7. Avaliação da aprendizagem – fundamentos teóricos e metodológicos
8. Avaliação da aprendizagem – metodologias, técnicas e instrumentos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 nov. 2018.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo:
Cortez, 2006.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 3. ed. Campinas: Papirus, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


BALLESTER, Margarita et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag5.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 3. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. Cortez: São Paulo, 2011.
MELCHIOR, Maria Celina. Da avaliação dos saberes à construção de competências. 2. ed. Porto Alegre: Premier, 2008.

Metodologia

Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.

Grade

Avaliação da Educação e da Aprendizagem 120 HORAS
Carga Horária Total: 120