MONOGRAFIAS - BACHARELADO EM FARMÁCIA - PRESENCIAL

ESTUDO DO DIABETES MELLITUS GESTACIONAL - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: ADAIR MARTINS
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani
Diabetes - Gestação - Diagnóstico - Tratamento



ACEITAÇÃO DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS PELOS PACIENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autor: AGUINALDO FERREIRA COELHO
Orientador: ROBSON BORBA DE FREITAS
MEDICAMENTO GENÉRICO - ME4DICAMENTOS ÉTICOS INTERCAMBIALIDADE - EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA - ACEITAÇÃO DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS



FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À COVID-19: UM ESTADO DA ARTE
Autor: ANA CLAUDIA PALUDO
Orientador: PROF. DR. GLEISON DAION PIOVEZANA BOSSOLANI
Diabetes - Hipertensão - Pandemia - Covid-19



A CONSULTA FARMACÊUTICA E SEUS BENEFICIOS PARA A SOCIEDADE
Autor: BARBARA FERREIRA FERNANDES
Orientador: ROBSON BORBA DE FREITAS
Consultório Farmacêutico - Farmácia Clínica - Atenção Farmacêutica - Assistência Farmacêutica



MARKETING DE RELACIONAMENTO E A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA ÁREA FARMACEUTICA
Autor: DIONATAN CALIARI MARASSI
Orientador: ROBSON BORBA DE FREITAS
Marketing - Marketing de Relacionamento - cliente - fidelização - Marketing Farmacêutico



OS DESAFIOS DO CÂNCER DE PÊNIS ASSOCIADO AO HPV E O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Autor: FABRICIO HATILA DOS REIS OLIVEIRA
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani
HPV em homens - Etiologia do HPV - Histórico do HPV - Vâncer de Pênis - Profissional da saúde



EFEITOS ADVERSOS DO USO DE ANTI-INFLAMATÓRIO NÃO-ESTEROIDAIS (ANEs) NO SISTEMA GASTROINTESTINAL - REVISÃO DE LITERATURA
Autor: HANIEL RODRIGUES GONÇALVES
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani



OS DESAFIOS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE
Autor: LEILA PAULA STEFENON
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani
Endometriose - Manifestações Clínica da Endometriose - Diagnóstico da Endometriose - Tratamento da Endometriose



O USO DE FLAVONOIDES NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2
Autor: MIQUEIAS MACHADO PEREIRA
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani
Diabetes mellitus - Complicações do diabetes - Hiperglicemia - Flavonoides - Antioxidante



OS DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO VITILIGO - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor: VALÉRIA CARMINATI
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani
Vitiligo - Melanina - Melanócitos - Pele - Pigmentação



PROBLEMAS E RISCOS CAUSADOS PELO DESCARTE INADEQUADO DE MEDICAMENTOS
Autor: VIVIAN MARIA GIGLIO CAVALCANTE
Orientador: Gleison Daion Piovezana Bossolani
Descarte de medicamentos - Logística Reserva - Tratamento dos Resíduos



USO DE ANTIDEPRESSIVOS NA ADOLESCÊNCIA: TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS E CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor: Aline Dantas da Silva
Orientador: Profº Dr. Tharsus Dias Takeuti
Resumo: Atualmente os adolescentes se encontram em uma sociedade cada vez mais cheia de questões sociais, portanto, é uma carga muito pesada para indivíduos tão jovens que estão em busca de uma identidade e de alcançar seus objetivos. O transtorno mental trata-se de uma série de alterações do funcionamento do nosso cérebro, e com isso podem trazer mais sofrimento do que algumas doenças físicas. O objetivo deste artigo foi por meio de uma revisão integrativa, apontar o uso de antidepressivos e como eles agem no quadro geral do paciente, quais os principais transtornos psicológicos e consequências que acometem os adolescentes. Foram selecionados os artigos para elaboração do trabalho os publicados nos últimos dez anos, em português e com o tema proposto, já os excluídos foram os não indexados, duplicados no banco de dados e trabalhos de teses. O intuito dessa revisão foi contribuir, através da explanação de pesquisas referente a essa temática, para que compreensão sobre essa doença e suas repercussões nesses indivíduos seja ainda mais integral, a procura por ajuda profissional, tanto do médico como do psicólogo, é imprescindível para um acompanhamento eficiente, adesão adequada ao tratamento e abolição da automedicação. Palavras Chaves: Depressão; Saúde Mental; Psicofármacos.



A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA IDOSOS
Autor: AMANDA GRAZIELY DA SILVA SANTOS
Orientador: PROFº Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
Resumo: Com o aumento da idade cronológica, ocorre uma maior prevalência de condições crônicas de saúde, isso faz com que os idosos aumentem o consumo de medicamentos. A frequência de eventos adversos relacionados aos medicamentos também é maior nesta faixa etária, aumentando expressivamente de acordo com a complexidade da terapia. Este estudo teve como objetivo evidenciar a importância da atenção farmacêutica na saúde do idoso através da caracterização desta atividade profissional. A metodologia empregada foi a pesquisa do tipo revisão bibliográfica narrativa com pesquisas realizadas nas principais bases de dados gratuitas disponíveis, sendo elas a Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), buscando-se encontrar evidências que justifiquem a prática da atenção farmacêutica como maneira de melhorar a qualidade de vida da população idosa. A partir da realização deste trabalho, foi possível concluir que o farmacêutico desempenha um papel importante junto ao idoso, evitando interações, dosagens erradas ou exageradas e automedicação, proporcionando qualidade de vida ao idoso. Palavra-chave: Polifarmácia em Idosos; Uso Racional de Medicamentos; Atenção Farmacêutica ao Idoso.



HEPATOTOXICIDADE CAUSADA PELO USO EXCESSIVO DO PARACETAMOL
Autor: CAMILA NUNES OLIVEIRA
Orientador: PROFº Dr. BRUNO ANDRADE COSTA
Resumo: O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é um medicamento de venda livre amplamente utilizado em todo o mundo, com excelente ação analgésica, antipirética e baixíssima atividade anti-inflamatória. O baixo custo aliado à facilidade de aquisição desse medicamento no Brasil tem sido um dos principais fatores em relação à automedicação e, consequentemente, causador de hepatotoxicidade. Diante desse cenário, o objetivo deste estudo é analisar as evidências científicas sobre a hepatotoxicidade do uso indiscriminado do paracetamol em humanos e também da N-acetil-cisteína utilizada no tratamento atual como antídoto para o paracetamol. Para a obtenção dos dados apresentados, utilizou-se um processo metodológico do tipo revisão bibliográfica narrativa, com buscas realizadas entre os meses de março e novembro de 2021. Foram utilizados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado para a formulação dos resultados e respostas a respeito da problematização. As pesquisas foram realizadas nas principais bases de dados gratuitas disponíveis, National Center for Biotechnology Information (NCBI), National Library of Medicine (NLM) e Google Scholar. Como resultado, foi possível verificar que quando não é respeitado o limite máximo de 4 gramas de paracetamol por dia para adultos com peso aproximado de 70 kg, ocorre uma sobrecarga do metabolismo hepático, com produção excessiva de N-acetil-p-benzoquinona imina, um metabólito reativo do paracetamol que diminui a glutationa hepática, um antioxidante que protege os hepatócitos de possíveis danos, que podem causar necrose no fígado. Além da amplamente conhecida e utilizada N-acetil-cisteína, alguns fitoterápicos têm sido testados em animais de laboratório, cujos resultados são promissores para o tratamento em humanos. Palavras-chave: Acetaminofeno; Fígado; Antídoto; Intoxicação; N-Acetilcisteína.



A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO BRASIL EM PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE
Autor: CASSIANE FERNANDES SOARES
Orientador: PROFº Dr. BRUNO ANDRADE COSTA
Resumo: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que afeta principalmente os nervos periféricos, olhos e pele. Caracteriza-se como uma patologia transmissível e de caráter crônico, além de ser considerado problema de saúde pública. O presente estudo teve como objetivo discutir a relevância da Assistência Farmacêutica (AF) em pacientes com hanseníase, no que se refere ao uso correto de medicamentos e as reações adversas. Quanto à metodologia, remeteu-se a pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. A pesquisa apresentou como problemática a seguinte diretriz: “Quais as contribuições do farmacêutico no tratamento adequado de pacientes com hanseníase no Brasil?”. Diante do pressuposto, verificou-se que, a Assistência Farmacêutica em pacientes com hanseníase, promove a adesão e efetividade do tratamento, além de, orientar o paciente sobre a doença (prevenção, diagnóstico e tratamento), bem como orientar o uso adequado dos medicamentos, de acordo com o esquema terapêutico indicado. Constatou-se também que, os pacientes com hanseníase tratados no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da poliquimioterapia (PQT). O tratamento é uma combinação de três medicamentos, sendo eles: Rifampicina, Dapsona e Clofazimina, devendo ser usado por um período de até 24 meses realizado de forma completa e adequada de acordo com a classificação da doença. Diante desse cenário, foi possível concluir que, o farmacêutico apresenta um papel imprescindível na AF no Brasil em pacientes portadores de hanseníase, contribuindo com intervenções educativas conduzidas no sentido de promover o uso adequado dos medicamentos, e alertar sobre as reações adversas, garantindo assim, a adesão e efetividade do tratamento, além da segurança do paciente. Palavras-chave: Mycobacterium leprae; Tratamento; Assistência Farmacêutica; Hanseníase.



RISCOS DO USO DE MEDICAMENTOS ANOREXÍGENOS
Autor: FERNANDA CELLA ANDRADE
Orientador: PROFº Dr. BRUNO ANDRADE COSTA
Resumo: O uso de medicamentos anorexígenos quando realizados de forma incorreta pode causar diversos tipos de efeitos colaterais, além de ser considerados perigosos para a saúde e gerar até mesmo dependência física e psíquica. Assim, o objetivo deste trabalho foi de analisar as evidências científicas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-america da do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre o risco do uso de medicamentos anorexígenos com ênfase no emagrecimento. O método de pesquisa utilizado foi de revisão bibliográfica integrativa com uma abordagem qualitativa, delimitada pela questão norteadora: Quais os riscos que o uso de anorexígenos causa na saúde das pessoas obesas que utilizam o medicamento irracionalmente? A seleção dos artigos foi composta por dois critérios, sendo eles, o critério de inclusão: artigos publicados entre os anos de 2011 a 2021; artigos publicados no idioma português; artigos originais e de revisão na temática. E foi usado o critério de exclusão: artigos duplicados nas bases de dados; cartilhas, livros, cadernetas, apostilas, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso. Foram encontrados 788 e depois da seleção dos critérios restaram 6 artigos para a elaboração do presente trabalho, estes foram apresentados em forma de quadro e discutidos na sequência. Diante desse cenário, conclui-se que os medicamentos de ação anorexígena podem causar diversos efeitos colaterais no organismo, com isso, é sempre necessário usar esse tipo de tratamento com acompanhamento de profissional habilitado, já que o uso irracional pode causar efeitos indesejáveis e prejudiciais à qualidade de vida do paciente. Palavras-Chave: Riscos; Saúde; Anorexígenos; Emagrecimento; Obesidade.



PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FIBROMIALGIA: PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS
Autor: MATHEUS SANTOS DE SOUSA
Orientador: PROFº Dr. BRUNO ANDRADE COSTA
Resumo: A fibromialgia é uma síndrome definida por dor crônica generalizada com vários sintomas, dentre deles a fadiga, má qualidade de sono e outras comorbidades. Intervenções farmacológicas muitas das vezes não tem êxito, levando os pacientes a buscarem outras alternativas de tratamento. O objetivo desse trabalho foi de analisar as evidências científicas nas bases de dados com ênfase nas plantas medicinais e fitoterápicos. O método de pesquisa utilizado foi o de revisão bibliográfica integrativa com uma abordagem qualitativa, delimitada pela questão norteadora: Qual a relevância das práticas integrativas e complementares com destaque nas plantas medicinais e fitoterápicos em pacientes com fibromialgia? Após a seleção de 1.075 artigos, foram aplicados dois critérios, sendo o critério de inclusão: Artigos publicados nos últimos 05 anos, entre 2017 à 2021; artigos publicados nos idiomas português e inglês; artigos originais, pelo título e resumo e de revisão na temática. Os critérios de exclusão foram os seguintes: Artigos duplicados na base de dados; artigos incompletos; cartilhas, livros, cadernetas, dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso. Em suma, selecionado no total de 06 artigos para a elaboração do presente trabalho, estes foram apresentados em forma de quadro e exposto logo em seguida. Desse modo, podemos ressaltar que a utilização das práticas integrativas e complementares com destaque das plantas medicinais e fitoterápicos pode apresentar uma conduta de terapia positiva para pacientes com fibromialgia por mostrar pontos na melhora da qualidade de vida e redução de alguns sintomas apresentados pela fibromialgia. Palavras-chave: Dor crônica; Síndrome; Comorbidade; Fitoterapia.



USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: O PROBLEMA DA AUTOMEDICAÇÃO
Autor: NANASARA JADE SILVA BARBOSA
Orientador: PROFº Dr. BRUNO ANDRADE COSTA
Resumo: Pacientes com doença de base já em tratamento e o livre acesso aos medicamentos, tem normalmente como resultado a automedicação, e isso tem sido um grande desafio para o sistema de saúde, principalmente o sistema de saúde pública. Desta forma, o conhecimento do perfil farmacoterapêutico dos pacientes torna-se uma ferramenta de grande utilidade na identificação dos Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM). No presente trabalho, objetivou analisar a literatura científica do uso racional de medicamentos, com foco na automedicação. Foi realizada, uma revisão de literatura narrativa, no qual é a forma de pesquisa que utilizam fontes de informações bibliográficas para obtenção de resultados de pesquisas de diversos autores. A automedicação coloca em risco a saúde da população idosa, onde as doenças crônicas fazem deles grandes consumidores de serviços de saúde que contribui com aproximadamente 25% do total das vendas de medicamentos. De forma que, o papel de educadores sobre medicamentos cabe principalmente aos profissionais de saúde, que devem dispor de tempo e habilidade para exercer esta importante atividade, que é o aconselhamento do paciente. Assim a indicação farmacêutica conduz a uma automedicação responsável, na medida em que a dispensa de medicamentos é feita numa farmácia com os aconselhamentos necessários e adequados. Palavras-chave: Farmacêutico; Saúde Pública; Remédios, Automedicação.



A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE COM TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Autor: SANDRA MARCELA FERREIRA DOS SANTOS
Orientador: PROFº Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
Resumo: O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma doença mental, ou psiquiátrica, bastante comum e sensível a tratamento, caracterizada pela presença recorrente de pensamentos ou ideias obsessivas e comportamentos compulsivos, podendo gerar danos ou sofrimento e afetar negativamente a rotina normal do indivíduo, no seu funcionamento ocupacional, atividades sociais habituais e relacionamentos. A atenção farmacêutica é uma ferramenta essencial para o tratamento do paciente com TOC, visto que, se trata de uma doença complexa que envolve cuidados desde o esquema posológico, por fazer uso de medicamentos que afetam o sistema nervoso central, até a rotina diária do paciente. A pesquisa tem como objetivo verificar artigos que abordem a atenção farmacêutica ao paciente com TOC. O farmacêutico com sua formação acadêmica e o conhecimento na área de psicofarmacologia permite uma visão clínica tanto para uma identificação de determinados sintomas apresentados no TOC que permite um diagnóstico prévio, encaminhamento ao profissional médico especializado e diferenciação de demais psicopatologias. Conclui-se que a atenção farmacêutica tem muito a acrescentar na área de saúde mental, pois o farmacêutico contribuirá com o uso racional dos medicamentos, adesão ao tratamento e oferecer maiores informações tanto ao paciente quanto para a família. Palavras-chave: Transtorno Obsessivo Compulsivo; Tratamento farmacológico e Atenção farmacêutica.



A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA IDOSOS
Autor: TAMARA ALINE DA SILVA GERVÁSIO
Orientador: PROFº Dr. THARSUS DIAS TAKEUTI
Resumo: Muitos fatores contribuem para o surgimento do diabetes tipo 2 e dentre eles podemos destacar fatores hereditários e ambientais, envelhecimento, estilo de vida, sem atividades físicas, má alimentação e obesidade são fatores que estão ligados ao Diabetes Mellitus tipo 2. A atenção farmacêutica ao paciente com diabetes é uma forma importante de acompanhar o tratamento farmacológico, podendo assim o farmacêutico buscar uma melhoria de qualidade. O objetivo deste artigo é analisar as evidências científicas sobre cuidados e métodos de tratamentos no diabetes e a forma que o farmacêutico pode contribuir com estes pacientes, onde trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo integrativa, com abordagem qualitativa. Pode-se considerar que, o farmacêutico encontra na orientação e acompanhamento do paciente diabético a satisfação de participar ativamente do processo de sobrevida desses pacientes e utilizando ferramentas o farmacêutico atuará de forma mais coerente com a proposta atual da atenção primária do Sistema Único de Saúde, que visa à integralidade da assistência por meio do desenvolvimento de um trabalho com a família, à co-responsabilidade no cuidado. Palavra-chave: Medicamentos; Farmacoterapêutico; Atenção Farmacêutica.