MONOGRAFIAS - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: DAYANA KARINA ARANTES ONORIO
Orientador: PROF. DR. CLÁUDIO SILVEIRA MAIA
RESUMO: Este trabalho apresentou os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre alfabetização, com base em autores como Soares (2008) e Ferreiro (2007). O tema escolhido para o artigo é a “A importância da alfabetização e do letramento na idade certa” que tem como objetivo principal compreender como se dá o processo de alfabetização de alunos das séries iniciais do ensino fundamental. A pergunta do artigo é qual a idade certa para a alfabetização? O apresente trabalho visa debater o acesso dos alunos às diversas formas de leitura e escrita, e mostrar se o ensino oferecido hoje pelas escolas tem o objetivo de letrar ou apenas fazer com que as crianças adquiram o código da leitura e escrita de maneira mecânica e sem significação. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização; Letramento; Leitura, Escrita.



A ALFABETIZACAO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Autor: LESLEY STEFANI FURTADO DA SILVA
Orientador: PROF. DR. CLAUDIO SILVEIRA MAIA
RESUMO: O objetivo desse trabalho é mencionar a perspectiva da alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos, pois nessa etapa é necessário um conhecimento significativo a partir da utilização das práticas sociais de modo a obter a cognição de modo reflexivo e crítico em todos os envolvidos neste processo. Contudo, não podemos esquecer que há várias práticas de letramento existentes na sociedade, desta forma, o professor deverá mediar o conhecimento ao seu aluno para que este chegue a autonomia, além disso, a pesquisa visa abordar problemas de aprendizagem nessa etapa da educação. PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. EJA. Alfabetização. Letramento.



TRABALHANDO A LITERATURA NA EDUCACAO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NAS ESCOLAS
Autor: MARCELO APARECIDO DIAS GUEDES
Orientador: PROF. DR. CLAUDIO SILVEIRA MAIA
RESUMO: Nos anos iniciais do ensino fundamental há um notório desenvolvimento linguístico, físico, perceptivo, motor e social que pode ser acentuado e estimulado com a literatura principalmente nas escolas. Este trabalho, de caráter bibliográfico, visa analisar as contribuições que a literatura exerce sobre a aprendizagem das crianças e desenvolver uma reflexão sobre as metodologias de contação de histórias em sala de aula. Como aporte teórico foi utilizado, autores como: Amarilha (2011), Coelho (2010), Busatto (2013), entre outros, para quem a literatura é elemento fundamental da prática pedagógica. Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a importância da literatura como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo- se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos. A literatura é um procedimento interligado com a aprendizagem e ao mesmo tempo um fator que manuseia delicadamente o conhecimento. Cabe ao professor aproveitar o conhecimento de literatura que a criança já traz internalizado, utilizando interações diversas, diagnosticando sua vontade para expressar ideias e, assim, dando a criança os meios para à aquisição da modalidade escrita. PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil. Aprendizagem. Imaginação