PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

NOTÍCIA

Data: Terça-feira, 15/03/2022 23:56

Faculdade AJES tem mais um curso APROVADO pelo INEP/MEC

Fonte: Assessoria de Imprensa da Faculdade AJES

Faculdade AJES tem mais um Curso Superior aprovado pelo comissão avaliadora do INEP/MEC, desta vez o curso avaliado foi: Tecnologia em Radiologia

Conheça as principais atividades do Graduado em Radiologia da AJES, será oferecido no Sistema de Ensino Semipresencial.

PERFIL DO EGRESSO

O Técnico em Radiologia é o profissional de saúde que atua nos serviços de diagnóstico por imagens, em hospitais e clínicas radiológicas. Pode participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços e de insumos relacionados à Radiologia. Para atender às exigências da profissão, o aluno deve articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo que lhe permita:

  • Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com radiações ionizantes;
  • Ser Supervisor Técnico de Serviços de Radiologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia Odontológica e Veterinária;
  • Ser responsável pela execução de programas de qualidade;
  • Auxiliar o Supervisor de Proteção Radiológica em qualquer das áreas específicas;
  • Ser responsável por treinamentos e programas de atualização profissional obrigatória para radiologia, radioterapia, medicina nuclear e etc.;
  • Realizar Dosimetria Clínica e Física;
  • Atuar como Dosimetrista em serviços de radioterapia;
  • Ser Supervisor substituto ou auxiliar de Proteção Radiológica.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O graduado em Tecnologia em Radiologia deverá ainda ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela. Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio da Radiologia, o egresso terá as seguintes competências:

  • Aplicar o conhecimento científico de física das radiações nas atividades profissionais nas diversas modalidades de radiologia;
  • Aplicar o conhecimento da radiobiologia nas atividades profissionais que envolvem uso de radiações;
  • Aplicar os conceitos de segurança e proteção radiológica no desenvolvimento das atividades profissionais que envolvem uso de radiações;
  • Realizar a gerência de rejeitos radioativos em serviços de saúde;
  • Atender a legislação vigente e as recomendações de proteção radiológica relativas ao exercício da profissão;
  • Compreender os princípios de funcionamento dos equipamentos radiológicos e estar apto a assimilar a constante evolução das tecnologias;
  • Aplicar os conceitos de segurança em ressonância magnética;
  • Compreender e promover o desenvolvimento dos protocolos e das técnicas radiológicas, bem como executá-los adequadamente para atender as necessidades específicas dos exames;
  • Compreender os protocolos e procedimentos radioterapêuticos e executá-los adequadamente;
  • Aplicar os conhecimentos de anatomia nas diversas modalidades de radiologia;
  • Aplicar os conhecimentos de fisiologia nas diversas modalidades de radiologia;
  • Compreender a aplicabilidade dos meios de contrastes e seus mecanismos de ação;
  • Compreender a aplicabilidade dos radiofármacos;
  • Compreender os princípios de funcionamento dos instrumentos de medida das radiações e suas aplicações em proteção radiológica e no controle de qualidade;
  • Aplicar e desenvolver programas de garantia de qualidade;
  • Interagir em equipes multidisciplinares utilizando raciocínio lógico e análise crítica no exercício profissional;
  • Atuar em programas de garantia da qualidade e no processo de otimização das técnicas radiológicas, visando a saúde do paciente e a melhoria das condições de trabalho do serviço de radiologia;
  • Respeitar os princípios éticos e bioéticos inerentes ao exercício profissional;
  • Utilizar os sistemas de gerenciamento de informação hospitalar e distribuição de imagens digitais (DICOM e PACS);
  • Conhecer e aplicar os princípios de gestão nos serviços de radiologia;
  • Conhecer as diretrizes básicas do sistema de saúde coletiva brasileira.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Este profissional é um especialista em imagens associada à saúde e bem-estar. Pode atuar em gerenciamento de um serviço radiológico no que diz respeito aos recursos materiais, humanos e operacionais, bem como manter o diálogo técnico entre a equipe médica, os técnicos e auxiliares, o paciente e equipe de manutenção especializada.

Terá ainda uma formação geral, humanística e profissional, preparando-o para atuar em cenários diversos, onde há espaço para aplicações de técnicas e equipamentos avançados da área Radiológica, com a utilização de moderna tecnologia e o apoio da informática.

Dessa maneira o profissional egresso do Curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade do Noroeste do Mato Grosso - AJES, com a formação sólida oferecida pelo curso estará preparado para atuar em áreas tão distintas como:

Na Medicina, as imagens ajudam o médico a identificar alterações e patologias em órgãos do corpo humano. Neste setor, também é possível fazer pesquisas para melhorar a qualidade e a segurança das imagens e dos aparelhos, a fim de otimizar os recursos radiológicos. Radiologia Médica, que envolve a geração e análise de imagens pôr raios X, Tomografia computadorizada, ressonância magnética, Tomografia por Emissão de Pósitron – PET (Positron Emisson Tomographya) e medicina nuclear. Nesta última técnica, além da formação de imagens, a utilização de equipamentos para o trabalho na oncologia clínica e cirúrgica.

Na Odontologia, com o uso da radiologia odontológica, na qual o futuro profissional aprende a formação de imagens para diagnóstico de afecções da face, cabeça e cavidade oral. A medicina nuclear também é direcionada para a oncologia oral.

 Na Medicina Veterinária, quando envolvem a geração e análise de imagens por raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear e medicina nuclear. A radiologia auxilia no diagnóstico e tratamento para a medicina veterinária fazendo exames tanto em animais de pequeno porte quanto em animais de grande porte.

Na área da Engenharia, o tecnólogo em radiologia utiliza os aparelhos de diagnóstico pôr imagem para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios e da fuselagem de aeronaves, com o objetivo de evitar defeitos na construção de prédios, aviões e etc.

Nas Indústrias Farmacêuticas e de Alimentos, operar fontes radiológicas para esterilizar produtos e alimentos e na geração de radiofármacos.

Na Indústria de uma maneira geral, hoje é praticamente impossível pensar na atividade industrial sem a radiografia. Essas fontes são empregadas nos mais diversos setores industriais, tais como siderurgia, mineração, bebidas, automobilismo, aeroviário, naval e petrolífero, papel e celulose etc.

Nas Empresas, que fabricam, importam ou comercializam equipamentos utilizados na radiologia e que necessitem de profissionais competentes para divulgação, operação e manutenção dos mesmos.

         Os egressos podem ainda se especializar:

  • Radiologia forense, essa área da radiologia faz parte da medicina legal, que estuda e esclarece casos de morte: seja de origem criminosa, natural ou acidental. Na radiologia forense, o profissional auxilia a equipe a obter provas sem danificar o corpo. Exemplo: buscar por projéteis em um cadáver ou saber o grau de comprometimento de órgãos após um trauma.
  • Pesquisa Acadêmica, em instituições de ensino superior, o profissional pode atuar como docente ou como pesquisador em busca de aprimoramento ou de novas tecnologias para o setor. Em instituições públicas, como a CNEN, pode atuar como pesquisador de novas tecnologias para a irradiação em alimentos.
  • Gestão de unidades de diagnóstico, em hospitais e clínicas de saúde, o tecnólogo pode atuar na organização e gestão de unidades e serviços de diagnóstico e tratamento por imagem. Entre as atribuições do profissional está a supervisão de proteção radiológica nesses ambientes.
Agora, é necessário aguardar o MEC publicar a portaria de autorização no Diário Oficial