Data: Terça-feira, 11/06/2024 09:47

Projeto Integrador em Manejo Rotacionado: Uma Experiência Enriquecedora para Alunos de Medicina Veterinária em Juruena, MT.

No mês de maio, no polo de Juruena- MT, situado a uma distância de 898.6 km da capital Cuiabá - MT, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade AJES tiveram uma experiência enriquecedora com os produtores locais. Com a coordenação do Professor Ismael Adame, eles realizaram um Projeto Integrador focado no Manejo Rotacionado, uma prática fundamental para a sustentabilidade e produtividade nas atividades pecuárias.

Durante essa iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os produtores da comunidade, compartilhando conhecimentos teóricos sobre as técnicas de Manejo Rotacionado. Eles puderam entender os desafios enfrentados pelos produtores locais e como a implementação adequada dessa prática pode beneficiar tanto a produção animal quanto a preservação ambiental.

A metodologia do projeto baseou-se em uma revisão bibliográfica detalhada, utilizando artigos científicos de livre acesso como base para entender os fundamentos e os benefícios do Manejo Rotacionado. Com base nesse embasamento teórico, os acadêmicos foram capazes de desenvolver estratégias práticas e aplicáveis para implementar essa prática junto aos produtores locais.

A interação direta com os produtores da comunidade foi essencial para o sucesso do projeto. Através de panfletos explicativos e sessões de discussão, os acadêmicos compartilharam seus conhecimentos sobre o Manejo Rotacionado, ao mesmo tempo em que aprendiam com a experiência e os desafios enfrentados pelos produtores no dia a dia.

O comprometimento da Faculdade AJES com seus acadêmicos é evidente em cada etapa do Projeto Integrador e em todas as atividades educacionais oferecidas. A instituição não apenas fornece os recursos necessários para o aprendizado prático, mas também incentiva uma cultura de engajamento e inovação entre os estudantes. Além disso, a equipe docente está sempre presente para orientar, apoiar e inspirar os acadêmicos, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.