Data: Sexta-feira, 21/06/2024 16:10

Transformação Digital e Cultivo Sustentável: Faculdade AJES Inspira Desenvolvimento em Uiramutã.

No dia 12 de junho de 2024, a comunidade indígena de Uiramutã, no município de Uiramutã – RR, foi palco de um evento marcante promovido pela Faculdade AJES. Acadêmicas de Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Administração apresentaram seus projetos integradores focados em "Inovação e Transformação Digital na Profissão".

A Escola Estadual Indígena Júlio Pereira recebeu os acadêmicos com entusiasmo, iniciando o evento com as boas-vindas do diretor, professor Márcio Pereira da Silva. Em seguida, a coordenadora do Polo Uiramutã, Adriana Ribeiro Araújo, conduziu a apresentação das acadêmicas Indianara Pereira Carioca e Rainara Pinho de Souza. Utilizando recursos tecnológicos simples, como um notebook e uma tela de cinquenta polegadas, as acadêmicas apresentaram de forma clara e detalhada como a inovação e a digitalização estão transformando suas áreas de estudo.

Além disso, no mesmo evento, o aluno Clereston Gabriel, do curso de Agrocomputação da Faculdade AJES, apresentou um projeto integrador voltado para o cultivo de lavandas na região de Uiramutã. Ele destacou as condições climáticas e de solo favoráveis da região, bem como o apoio da prefeitura municipal e dos produtores locais, que tornam Uiramutã propício para o cultivo dessa planta apreciada por suas propriedades aromáticas e medicinais.

O público, composto por alunos, líderes comunitários e membros da comunidade, mostrou-se altamente engajado e receptivo às propostas apresentadas. A aplicação prática dos conceitos teóricos demonstrou não apenas o conhecimento adquirido pelos acadêmicos, mas também o potencial dessas ideias para impactar positivamente o desenvolvimento local.

Ao final da apresentação, ficou evidente o interesse das lideranças locais em implementar algumas das estratégias discutidas, destacando a relevância do ensino superior não apenas como uma fonte de conhecimento, mas como um agente de mudança e desenvolvimento na comunidade.