GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Agora, é necessário aguardar o MEC publicar a portaria de autorização no Diário Oficial

Campo de Atuação do Graduado em Ciências Contábeis da Faculdade AJES

O mercado de trabalho do Contador é amplo, uma vez que seus serviços são indispensáveis para o funcionamento de qualquer entidade, seja ela do setor público ou privado. No atual contexto do desenvolvimento econômico e internacionalização dos mercados, o profissional contador é desafiado na busca de diferenciais competitivos que envolvam sua formação acadêmica, bem como competências e habilidades que o tornam apto a empreender novas estratégias frente às mudanças ocorridas no ambiente organizacional. Esses diferenciais são capazes de influenciar positivamente o perfil do profissional para alcançar sua colocação no mercado de trabalho, além de manter essa posição ao longo do tempo.

O nível de escolaridade ou qualificação pode variar de região para região e ser fator de diferenciação no mercado de trabalho e no nível de empregabilidade a ser alcançada pelos profissionais de uma determinada área de conhecimento. A demanda por profissionais de contabilidade avança no mesmo ritmo do crescimento econômico da região. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis deve apontar para a formação de um profissional generalista, capaz de compreender os avanços que impactam diretamente a sua área de atuação, mas considerando também as características e vocações da região onde está inserido.

Nesse sentido, vale ressaltar que a Contabilidade está presente em todos os setores, desde o controle financeiro pessoal até em empresas multinacionais, sem deixar de lado o setor público e as entidades sem fins lucrativos e não estatais. As áreas de atuação da Contabilidade abrangem qualquer atividade que exija controle e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização.

Conforme Laureate (2019), algumas áreas da Contabilidade são bastante específicas, o que faz dessa ciência uma arte, um segmento do conhecimento humano que está sempre em evolução para atender as mais diversas necessidades.

A área das Ciências Contábeis frequentemente surge nas listas das profissões mais promissoras do mercado. Sem dúvidas, esse é um dos campos que mais oferece oportunidades de atuação no cenário empresarial. (LAUREATE, 2019, p 01).

O mercado de Contabilidade se mostra capaz de abrir muitas perspectivas para o futuro, com condições de crescimento e carreira sólida. Destaque para as áreas de Auditoria ambiental, Contabilidade estratégica, Contabilidade ecológica, Investigação de fraudes contábeis, Setor público, Terceiro setor, Tecnologia da informação, Auditoria, Perícia, Consultoria etc., sendo uma excelente opção para quem busca carreiras promissoras.

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Noroeste do Mato Grosso – AJES tem como objetivo preparar o aluno para, de acordo com a sua vocação, ter as seguintes atuações no mercado de trabalho:

  • Contador da Empresa

Para atender às exigências legais e societárias, o empresário precisa fornecer informações contábeis a diversos usuários com objetivos diferentes. Pode optar pela Contabilidade executada dentro da própria empresa, oferecendo ao profissional a condição de contador empregado, ou mesmo almejando uma posição na contabilidade gerencial, tornando-se extremamente importante no processo de tomada de decisões da empresa, uma vez que atuará nos processos de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras.

  • Auditor

A Auditoria é uma das áreas em evidência na Contabilidade, seja pela sua importância na correta condução dos negócios e/ou no atendimento à determinação legal, para assegurar aos investidores uma base em informações que de fato refletem as condições reais da empresa e em consonância com a legislação do país. O campo de trabalho do auditor está relacionado à auditoria interna, onde suas funções são desempenhadas dentro das organizações e à auditoria externa, quando contratados para examinar e emitir parecer sobre as demonstrações contábeis apresentadas pela organização.

  • Perito Contábil

A Perícia Contábil é outro campo de atuação dos contadores e existe uma demanda acentuada em algumas regiões. O perito contador, designado pelo juiz, é responsável por responder aos quesitos sugeridos em ações judiciais e apresentar soluções para os conflitos em bases fundamentadas pela Contabilidade. No âmbito extrajudicial, um Profissional de Contabilidade pode ser contratado como Perito Contador, para oferecer às partes interessadas dados e evidências que possam favorecer o entendimento de determinada situação, em que a Contabilidade é apresentada como peça fundamental de determinada demanda.

  • Auditor Fiscal

O Brasil é um país de grande extensão territorial. Em todo país são oferecidas vagas, mediante concurso público, para essa atividade, seja nas esferas federal, estadual ou municipal. Este profissional de destaque na sociedade exerce a função de zelar pela correção dos processos e aplicação correta da legislação fiscal pelas empresas.

  • Consultor Tributário

É crescente a necessidade do profissional consultor tributário para as organizações empresariais. Trata-se de atividade autônoma e totalmente independente na organização, mas de muito valor para o empresariado. Este profissional deve possuir competência reconhecida na área de atuação onde propõe oferecer seus préstimos. Sua atuação é importante na reestruturação societária, melhoria nos níveis de controle interno e ajustamento dos procedimentos fiscais, visando à redução da carga tributária da empresa.

  • Controller

A Contabilidade é uma ciência que controla o patrimônio das organizações. Nesse sentido, o contador é capaz de desempenhar a função de controlador dos recursos e apoiador nas diversas situações empresariais onde a decisão possa representar o futuro deste patrimônio. Observa-se que é cada vez maior a ascensão do contador a cargos desta representatividade para as organizações.

  • Contador público

Trata-se de uma atividade pouco reconhecida pelo profissional da Contabilidade como opção de trabalho. Em alguns casos, a contabilidade pública era exercida por profissionais de outras áreas. A partir de adoção da Lei de Responsabilidade Fiscal, o reconhecimento da necessidade desta atividade ser exercida por um contador de formação tornou-se essencial. No âmbito das prefeituras de todo o Brasil, cresce a demanda por este profissional com formação específica.