PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autorizado pela Portaria Ministerial n 692, públicado no Diário Oficial da União em 22 de junho de 2022

OBJETIVO GERAL

Atendendo aos princípios e compromissos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade a distância da FACULDADE AJES tem por objetivo geral formar profissionais éticos e generalistas, com uma sólida e coerente base científica para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais com a promoção da atividade física, compreendendo o desenvolvimento humano desde seu nascimento até a vida adulta, e através dessa formação propiciar à sociedade adotar, manter e/ou recuperar um estilo de vida ativo e saudável, a fim de que se aproprie de aspectos preventivos e recuperativos, focando a qualidade de vida e o bem-estar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Constituem objetivos específicos do Curso de Bacharelado em Educação Física

  1. Desenvolver atividades físicas com finalidades diversas, para diferentes populações e sob condições especiais de saúde, educando e reeducando para adoção de um estilo de vida ativo e saudável;
  2. Educar através de um projeto pedagógico que tem como base a interdisciplinaridade dos diversos campos do saber;
  • Construir uma visão crítica do planejar e do implementar atividades físicas, recreativas e esportivas, tendo em vista a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, articulando esta prática à comunidade;
  1. Desenvolver o interesse e a responsabilidade de construir conhecimentos científicos e elaborar campos de investigação que contribuam para identificar, ampliar e explicar problemas de caráter técnico, pedagógico e científico engendrados pela intervenção pedagógica docente nos sujeitos envolvidos no ato educativo;
  2. Capacitar profissionais para organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito do estado atual;
  3. Capacitar para o desenvolvimento de ações relativas à Gestão Desportiva;
  • Dedicar conhecimento e conscientização em relação a uma intervenção pontuada na inclusão, conforme indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais, Cultura Afro-brasileira e africana e indígena, conforme disposto na Lei n.11.645/2008, Res. CNE/CP n.01/2004 e Lei n. 10.639/2003;
  • Formar os profissionais para uma intervenção baseada na garantia dos Direitos Humanos, dando possibilidades à um atendimento em excelência a toda a população, independente de necessidades físicas especiais apresentadas, como diferenças de credo/ opção sexual/ idade/ raça - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos –Parecer CNE/CP n. 8/2012 e Libras;
  1. Promover, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, todas as formas de conhecimento, com abertura às variadas concepções pedagógicas, sempre privilegiando a interdisciplinaridade e a ciência aplicada;
  2. Desenvolver atividades educativas, culturais, humanistas, técnicas e científicas que beneficiem efetivamente a comunidade onde se insere a IES.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Bacharelado em Educação Física da FACULDADE AJES será um profissional com capacidade de desenvolvimento de crítica e reflexão, apto a atender com propriedade do assunto às questões relativas à saúde no seu âmbito de formação, à cultura e à sociedade, atuando em motricidade ou movimento humano; à cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Terá uma visão crítica de mundo e da área da Educação Física, com habilidades para elaborar e colocar em prática projetos sociais que atendam à comunidade escolar interna ou externa, a fim de desenvolver aspectos relacionados à formação do sujeito enquanto cidadão.

O egresso também deverá ser capaz de dominar as competências e habilidades próprias do curso, possuir conhecimentos de elevado nível técnico e grau de competência didático-pedagógica e possuir pleno domínio dos conhecimentos que envolvem o Movimento Humano, bem como possuir uma formação complementar e interdisciplinar, delineando o perfil de um profissional qualificado e consciente de seus deveres e direitos enquanto cidadão.

O curso visa preparar o profissional para esclarecer, intervir profissional e academicamente no seu contexto histórico-cultural, embasado em conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural, ou seja, preparar um profissional capaz de compreender e intervir no mundo do trabalho.

Por outro lado, a realidade vem demandando dos egressos uma postura de busca contínua de formação e informação, o que requer destes a necessidade de reaprender a aprender e, ao mesmo tempo, serem geradores de inovações a cada instante.

Nesse contexto há, ainda, a necessidade de formação de profissionais enquanto membros e sujeitos desta sociedade, integrantes de complexa rede de relações sociais, promotores do desenvolvimento da cidadania, agindo como educadores dentro de padrões éticos e humanísticos, conscientes de seu papel como sujeitos produtores da história.

Para exercer suas funções profissionais na área da Educação Física, o graduado deverá:

  1. Ser profissional egresso de uma formação abrangente, com um forte embasamento crítico;
  2. Ser um profissional consciente e competente, com visão crítica da história e das questões sociais brasileiras;
  3. Ter condições de identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano e sua relação com as questões de ensino-aprendizagem, para efetivar propostas para o exercício físico e o esporte;
  4. Dominar as dimensões política, epistemológica e profissional constante de sua formação acadêmica, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequados aos vários segmentos do ensino formal e não formal, bem como programar atividades esportivas e competitivas, lúdicas e de lazer;
  5. Ter condições para aquisição de conhecimentos, de hábitos de estudo e de pesquisa de forma sistemática;
  6. Desenvolver novas formas de pesquisa, ensino e extensão onde estejam presentes os conteúdos básicos da área;
  7. Reconhecer o homem como um ser que se movimenta intencionalmente em busca de sua autossuperação.

O profissional atuará multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde, baseado na convicção científica, na cidadania e na conduta ética.

Para tanto, deverá ser capaz de aprender continuamente, tanto teórica quanto praticamente, tendo responsabilidade e compromisso com sua educação e, por contiguidade, com a de futuros profissionais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 

As DCN’s para a Bacharelado em Educação Física são abrangentes e claras no tocante à relação de habilidades e competências específicas a serem requeridas do formando egresso/profissional, as quais são abaixo transcritas, corroborando, assim, o comprometimento desta IES para que os conhecimentos necessários à materialização das respectivas competências e habilidades específicas sejam efetivamente alcançados. Outrossim, demais competências e habilidades inerentes ao perfil do egresso da AJES já aparecem enviesadas nos campos em que são citadas particularidades para o exercício da Educação Física na região mato-grossense, sendo:

Competências e Habilidades do Bacharel em Educação Física

  • dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
  • intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
  • intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
  • intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
  • participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
  • diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
  • conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
  • acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional; e
  • utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Atuação profissional do Bacharel de Educação Física

Considerando sua formação alicerçada por habilidades e competências gerais e específicas sólidas, o bacharel em educação física é um profissional que refletirá em seu exercício o domínio da Educação Física, e não se abdicará da ética e da segurança em saúde, fundamentais ao pleno exercício de sua profissão.

As formas de atuação do profissional de Educação Física, cada vez mais, apresentam diversificação. Os profissionais participam, nesse sentido, desde a formulação e implementação de programas de intervenção, até nas atividades diferenciadas voltadas ao desenvolvimento de atividades motoras, que variam de acordo com as metas, população e a natureza das atividades.

A atuação profissional pode estar vinculada a programas de atividades físicas que variam desde a formação holística do indivíduo até o desenvolvimento esportivo para a atuação na área de rendimento, passando pela prevenção e tratamento não-medicamentoso de doenças e de complicações relacionadas ao envelhecimento, a manutenção e a recuperação do estilo de vida não-sedentário, a redução dos impactos psicossomáticos da vida moderna, bem-estar, divertimento e prazer na ocupação do tempo livre.

Dessa forma, o profissional em Educação Física estará apto a atuar em academias, nas mais diversas atividades que estas ofereçam, bem como em escolas de natação, clubes sociais, equipes esportivas de alto rendimento, centros comunitários, empresas e hotéis, instituições de reabilitação (geriátricas, carcerárias, hospitais, dentre outras) e outros ambientes, tanto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estará também apto a ser empreendedor, a prestar assessoria e consultoria em técnicas da área.